Perfil do município

Viaje no tempo junto à sua família, explorando monumentos históricos e desfrutando de momentos inesquecíveis ao ar livre.

Principais atividades econômicas

Entre as principais atividades econômicas de Criciúma, estão a indústria cerâmica, indústria de plásticos e descartáveis plástico, indústria química, metalomecânica e de confecção. A cidade também conta com comércio pujante, setor de serviços, da construção civil, além de grandes redes de supermercados. Com destaque para os setores de inovação e tecnologia.


Características

Criciúma está entre os maiores produtores nacional e mundial de pisos e azulejos. É também o terceiro maior polo nacional na produção de jeans e o maior polo estadual do setor de confecções. A cidade é rica em cultura, história e recursos naturais.


Datas:

  • 06 de Janeiro de 1880. Aniversário da cidade: 06 de Janeiro;
  • Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros: 04 de Dezembro.

Fotografia panorâmica de Criciúma

Dados gerais:

  • Fundação: 6 de janeiro de 1880;
  • Emancipação: 4 de Novembro de 1925;
  • Instalação: 1º de Janeiro de 1926;
  • Área: 235,628 km²;
  • Eleitores, em três zonas eleitorais: 146.473 (Fonte: TRE - Mar/2020);
  • Localização: Extremo sul, a 200km de Florianópolis;
  • Clima: Subtropical, com temperatura média entre 15º e 30º;
  • Altitude: 46m acima do nível do mar;
  • Coordenadas Geográficas: 28º40’28” de latitude sul e 49º22’02” de longitude W.GR. Sede da microrregião do carvão e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera;
  • Cidades próximas: Araranguá, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza;
fotografia AV.Centenário Criciúma

Atualmente Criciúma se configura como uma das melhores cidades do Brasil para se fazer negócios, a 4ª mais rápida do país para se abrir uma empresa, despontando como polo regional em constante crescimento. Com uma população de aproximadamente 240 mil habitantes e um PIB superior a R$ 8 BI, estando entre os maiores de Santa Catarina.

Fotografia por dentro da mina de visitação

Cultura e Educação

No passado ficou conhecida como a Capital Nacional do Carvão, mas a mineração deu espaço para outras atividades com o passar dos anos. Além de uma economia forte, Criciúma também se coloca e é reconhecida como lugar de grandes festividades. Nomeada inicialmente como “Quermesse de Tradição e Cultura” a Festa das Etnias, como atualmente é chamada, festeja as 7 etnias que colonizaram o município. Uma grande homenagem as tradições dos antepassados, bem como uma experiência gastronômica e cultural para aqueles que participam. Para além das festividades e do setor econômico, o município de Criciúma oportuniza, por meio de seus Espaços de Memória, conhecer a história da cidade e região a fim de refletir a respeito de sua formação e transformações.


Infraestrutura Turística

Nos últimos anos o Governo Municipal investe cada vez mais em equipamentos para transformar Criciúma em um roteiro turístico regional e nacional. A cidade dos parques, como vem sendo conhecida possui quatro grandes equipamentos: o Parque das Nações, o Parque da Prefeitura, o Parque dos Imigrantes e o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc²..


O Teatro Municipal Elias Angeloni se constitui como a única sala de espetáculos do Sul do Estado, sendo um importante espaço para realização de espetáculos teatrais, musicais, palestras, entre outros eventos. Para além do Teatro, o Centro Cultural Jorge Zanatta e o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti.


A mina de visitação Otávio Fontana, é um atrativo único que resgata a história da extração do carvão mineral. O centro histórico com tesouros do patrimônio cultural, como a Praça Nereu Ramos, o Museu Augusto Casagrande, a Casa do Agente Ferroviário e a Catarral São José.


A cidade também possuiu uma excelente rede de Hotelaria, muitas opções gastronômicas, atividades de lazer e entretenimento.


Atualmente, Criciúma conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, com horário de funcionamento: de Segunda a Sextas-Feiras – 8h às 19h e aos Sábados – 8h às 12h.

Conheça o hino da nossa cidade.